Hello darlings!
Hoje vim mostrar um trabalho meu de faculdade. Esse trabalho foi desenvolvido por mim e por minha parceira de trabalho, Cristiane Garcia (que é inclusive uma das melhores costureiras que já conheci) para o 5o período de Design de Moda, na matéria de Design de vestuário.
Todo semestre estudamos algum tipo específico de peça de moda, já estudei aviamentos, acessórios, vestuário, calçados e jóias. Isso inclui desde história, composição até técnicas envolvidas na confecção do produto, produção de moda e marketing. Durante o quinto período tivemos vestuário, e decidi na época juntamente com minha parceira de trabalho basear o semestre inteiro em Moda Lolita.
Por que Lolita?
Eu poderia dizer que por conta da minha admiração pelo estilo, por usar eventualmente e por eu ser envolvida com J-fashion desde sempre, mas seria superficial falar isso.
Lolita para mim é um dos estilos que melhor representa a nossa ligação com a fantasia, com a simplicidade e nostalgia. Óbvio, essa é uma opinião 100% pessoal, mas se há no mundo um estilo capaz de me transportar para outra dimensão, onde contos de fada, reinos mágicos cheios de aventura e fantasia são tão reais quanto qualquer outro elemento físico do meu dia-a-dia, eu acredito que esse estilo seja Lolita. Ele é absolutamente libertador nesse sentido, absolutamente encantador, é como um pedaço da Terra do Nunca ou de Wonderland colocado em retalhos de tecido e rendas. É realmente fascinante.
Isso me deixou honestamente boquiaberta com o estilo. Para mim vai muito além de ser "Moda Japonesa", na verdade eu pouco me importaria se Lolita viesse da Rússia, hahaha! Eu encontrei em Lolita essa fonte de inspiração ligada a todo esse mundo fantástico, acolhedor e de certa forma muito natural do ser humano e eu honestamente queria muito usar isso como base para uma coleção.
Proposta
Desde o início ficou muito claro para nós que não queríamos trabalhar com Moda Lolita especificamente. Nossa idéia eram peças mais casuais e para público adolescente feminino, que fosse bastante urbana e contemporânea, mas com elementos lúdicos, meigos e românticos. Nós trabalhamos bastante esse conceito, um Cute Geek eu diria, tentamos incorporar alguns cortes dos outfits Lolita tradicionais, sobreposição de babados, rendas, bordados e tecidos mais pesados, mas também usar saias mais curtas, calças e peças do dia-a-dia.
Coleção: Hello Loli Collection
O resultado foi esse, como desenhista e ilustradora eu acredito que os desenhos poderiam ter sido mais caprichados, mas na época tivemos naturalmente nossas limitações e outros problemas referentes ao desenvolvimento da coleção, tenho inclusive o projeto de refazer todos os croquis da coleção durante as férias (posto aqui depois).
A coleção ficou bem dentro da proposta, linhas mais casuais e contemporâneas, mas mantendo essa essência girly e lúdica. A cartela de cores da coleção é baseada em tons pastéis: rosa claro, amarelo claro, azul claro e mint. Há um pouco de azul marinho, preto e branco também. Na cartela de estampas utilizados poás e xadrez.
Eu me orgulho muito dessa coleção, não acho que seja meu melhor trabalho, mas foi sem dúvidas um trabalho que tive um prazer gigantesco em realizar, ao qual me dediquei muito e que um dia pretendo trazer para a realidade, confeccionando todas as peças.
Nós confeccionamos três looks da coleção, infelizmente as peças acabaram ficando com minha colega e eu estou sem fotos no momento.
É isso. Quem mais já fez trabalho de faculdade sobre J-fashion? Por incrível que pareça nunca fiz nenhum trabalho sobre Gyaru, só sobre Lolita, hahaha! Espero que tenham gostado! Obrigada por lerem meu blog.
Adios