Hoje apresento a vocês a coleção que eu mais gostei de projetar para a faculdade, a Poupée de Chiffon, ou "boneca de pano" em tradução livre.
A maior parte dos alunos do meu curso entra com o foco em vestuário. Eu não fui diferente, mas com a oportunidade de estudar aviamentos, acessórios, calçados e jóias, acabei descobrindo outras áreas igualmente ricas e interessantes. Prefiro evitar trabalhar com criação e trabalhos manuais, mas faço uma ressalva para a área de calçados.
Amei fazer cada modelo e trabalhar no projeto semestral com minhas colegas Fernanda e Ana Cláudia, além de ter recebido a orientação de uma das melhores professoras do meu curso, Taiza. O semestre foi muito proveitoso, e tenho muito orgulho desse trabalho, que dentro das coleções foi, na minha opinião, o meu melhor.
Público-alvo
O público-alvo da coleção foi o infanto-juvenil feminino. Na época estudávamos o livro Consumo Autoral de Francesco Morace, e utilizamos o perfil de consumidor definido como Posh Tweens, ou seja, crianças que cresceram em um mundo tecnológico, exigentes, já conectados ao mundo da moda e consumo e com um poder de decisão de compra muito grande dentro de suas famílias.
Encontramos uma oportunidade interessante de mercado entre crianças mais velhas e pré-adolescentes. Garotas que estão passando pela fase de transição entre a infância e adolescência. Não querem mais usar os calçados de criança, mas também não podem usar calçados de adulto. A ideia era então criar uma coleção estilosa, que agradasse crianças mais velhas, mas que também pudesse ser adaptada para crianças menores sem maiores problemas.
Temática
Eu e minhas colegas resolvemos encarar o desafio de montar uma coleção de 15 modelos com 4 temáticas. Sempre fui louca, não posso ouvir "não vai conseguir", "é impossível" ou "ninguém fez isso antes". Fale isso perto de mim e tenha uma briga comprada, adoro um desafio, mas foi contagiante encontrar outras duas malucas que topassem esse projeto.
Nossa coleção teve como temas o Dia dos mortos, Maria Antonieta, Renascença e Cultura Pop coreana. Para harmonizar a coleção, a organizamos de maneira "evolutiva", ou seja, os temas vão aparecendo um de cada vez, mesclando-se com o anterior, na seguinte ordem:
Dia dos mortos - Maria Antonieta - Renascença - Cultura Pop Coreana
A coleção
E sem mais demoras, os croquis!
Todos foram desenhas e ilustrados por mim, mas as ideias foram minhas e de minhas colegas, que demonstraram a todo momento uma criatividade muito grande e criaram modelos fantásticos.
Protótipos
É exigido pela minha Universidade a confecção de protótipos. Nossos calçados foram produzidos no próprio laboratório da faculdade, apenas com materiais disponíveis lá e por nós mesmas. Nós optamos por desenvolvê-los em fôrmas infantis, e não em tamanhos infanto-juvenis. As razões principais para essa tomada de decisão foram simples: é mais bonitinho, impressionaria a banca e tem fundamento dentro do nosso projeto. Retiramos os saltos dos modelos por questões ergonômicas do pé infantil, também trocamos o tom de um dos modelos. Aqui os protótipos prontos:
É isso aí. Espero que tenham gostado! Beijos do Caramelo.
Nossa, ficou muito lindo! eu amei!
ResponderExcluirVocê tem muito talento, fico até com uma invejinha xD
No meu curso a gente não teve oportunidade de ter aula de design de acessórios. Uma pena, pois eu acho isso bem legal. Acho que vou procurar alguns cursos extras disso e de modelagem mais avançada =3
Poxa, obrigada! Design de acessórios é muito legal viu? Na verdade, todas são muito interessantes, dentro de acessórios eu vi chapéus também. Foi super legal! Calçados ainda é meu preferido, mas normalmente as pessoas acham a modelagem muito difícil.
ExcluirEu recomendo mesmo você ir atrás caso você curta. É muito legal.
Eu quero uma bota dessa! *-*
ResponderExcluirUsaria com certeza *w*
Amei muito Caramelada :3
Os desenhos ficaram ótimos e gostei bastante dos modelos. Você é muito talentosa ^_____^
Beijinhos ;3
Obrigada Mand! Saudades de você nega, temos que nos encontrar.
ExcluirOs modelos são lindos! Eu usaria o primeiro da quarta linha com muito prazer XD
ResponderExcluirOs protótipos também ficaram mito fofos. Já imaginei uma filhinha sua com o preto :3
Tem a sua cara. Clássico e delicado.
ExcluirHahaha! Eu adoraria que esses modelos fossem reais, seria muito legal. *-*
Que fantástico, tudo muito lindo e lúdico *-*
ResponderExcluirOnde posso encomendar o meu? Tem 37? HAuahuaHUHAUA!
Você deseja muito bem *invejei*
Tenho amigas tão talentosas -orgulho!-
Beijos Caramelada! ;*
HAHAHAHA! Pior que eu descobri que número infantil vai até 37 mesmo XD
ExcluirObrigada Mandy querida!