sábado, 30 de março de 2013

Sewing: Presente de aniversário da Mand

A Mand, do Loli Heart, fez aniversário há alguns dias, e resolvi que ao invés de comprar um presente pronto, iria confeccionar um presente para ela. Não foi difícil decidir que faria algo relacionado a Lolita, já que é o estilo preferido da Mand. Eu particularmente sou fascinada por outfits com penteados bem planejados e acessórios cuidadosamente escolhidos, independentemente do estilo, e como a Mand havia reclamado há algum tempo da falta de acessórios de cabelo, resolvi que faria um para ela.

A few days ago was my friend Mand's birthday (her blog Loli Heart here), so instead of buying her a gift I decided to make her one. It was not hard to decide that I would do something Lolita-related, since it's her favorite style. I'm personally fascinated by outfits with gorgeous hairstyles and well-chosen hair accessories, no matter which style we are talking about, and since I heard Mand complaining about her lack of hair accessories I decided to make her one.

Presentes confeccionados: corsage e dois véus

O primeiro item é um corsage com três flores pretas e detalhes em pérolas brancas. Eu possuía essas flores há meses, que vinham presas a um elástico. Tive que soltar as flores do elástico e costurar todos os detalhes delas novamente, mas pela delicadeza do material todo o trabalho teve que ser manual, sem máquina de costura.

The first item is a corsage with three black flowers and white pearl details. I had these flowers for a very long time, and they were attached to an elastic band. I had to unmake it and sew all the flowers and details again, but since the material was really delicate I had to do all the work by hand, without the help of my sewing machine.

Frente do corsage
Uma das ideias que eu queria para esse acessório é que ele fosse o mais versátil possível, por conta disso, ao invés de fixar o véu decidi que seria preso por botões, sendo possível utilizar o corsage sem o véu, ou com outros véus. Também evitei a todo custo a cola quente. A razão para isso é porque já tive vários acessórios em que a presilha quebrou, e quando isso acontece e a presilha é colada sou obrigada a arrancá-la da base, o que muitas vezes danifica a peça. Com ela costurada, caso aconteça da presilha quebrar, será possível substituí-la por uma nova sem risco de estragar o arranjo. Trabalho maior agora, maior durabilidade para o produto depois.

I wanted the accessory to be as versatile as possible, so instead of sewing the veil on the corsage, I preferred sewing little buttons on the corsage's base, which makes it possible to attach different veils to the corsage, or simply wearing it without any veil. I also tried to avoid hot glue as much as possible, since I hate the situation where I have a broken clip, I want to put a new one, but I need to pull out the broken clip first and take the risk to ruin my beautiful hair accessory since it's glued. I sewed the hair clip, so if the breaks (which often happens), Mand will only need to sew a new one without any risk of ruining the corsage. More work for me now, but a more durable hair accessory for Mand.

Parte de trás

Essa é a primeira opção de véu. O destaque da peça é decididamente a renda. Confesso: antes de trabalhar nesse projeto eu não tinha ideia de como costurar um tecido tão delicado como uma renda, o que dificultou o acabamento da peça. No final, optei por costurar toda ela a mão. As rendas pregadas na barras foram feitas a mão, o efeito scallop na base foi feito a mão e as pérolas foram colocadas uma por uma. Na base do véu há 5 ganchos de fio de elástico que prendem nos botões do corsage.

This is the first veil option. The most interesting part of the veil is definitely the lace. I confess that before this project I never had the experience of working with such delicate material like this lace, which made it very complicated for me to deal with it. I decided to sew it entirely by hand, and all the lace from the binding were sewed by hand, including the scallop-effect lace and the pearls. On the veil's base there are five elastic hooks that you can attach on the buttons on the corsage's back part.

Opção 1: véu de renda

Véu com o corsage

O primeiro véu é decididamente muito chamativo e vistoso, e decidi de última hora incluir uma opção mais plana. Assim, em caso de um outfit muito carregado em estampas ou detalhes, um véu discreto poderia ajudar a contrabalancear a quantidade de informações na indumentária. É um véu simples com duas camadas e acabamento em renda.

The first veil is definitely not discreet at all, and it has a very glamorous style, so on the last minute before giving the gift to Mand I decided to make a more discreet veil. So, if she wears an outfit with too much prints or details, the veil can help balancing the huge amount of information on the clothing. It's a very simple veil with two layers and lace on the binding.

Opção 2: véu simples

Véu com corsage

Para terminar, fiz uma sacola simples com forro de tecido de poá preto, uma faixa de poás na frente e um coração (infelizmente a foto ficou ruim). Agora o corsage e os véus podem ser guardados em um local seguro e bonito!

To finish, I made a simple bag with the lining made of polka dots fabric, and a strip of polka dots fabric on the front and a cute heart decorating it (bag pictures though). Now the corsage and the veils will be safely kept in a cute bag!
Foto ruim

Sacola e forro da sacola

Esse projeto até agora foi o mais difícil que já realizei. Foi um trabalho de paciência, e tive que aprender a trabalhar com materiais e acabamentos com os quais nunca havia tido experiência. A renda foi o mais complicado, e precisei de coragem para encarar um tecido tão difícil logo de cara. Como alguém que trabalha com costura há pouquíssimo tempo, tive que aceitar que a peça não teria o acabamento tão perfeito quanto eu esperava, o que frustra meu lado hiper-perfeccionista, mas acalmando um pouco a nazista dos detalhes que existe dentro de mim, em geral, o resultado me agradou bastante.

Se eu faria de novo? Com certeza. Eu amei tanto trabalhar com esse projeto que estou cogitando seriamente começar a costurar para estilos clássicos ou vintage (Lolita talvez?). Que venham mais desafios e mais projetos que me façam quebrar a cabeça. Espero que tenha gostado Mand, foi um prazer confeccionar seu presente.

This project was the hardest I ever made until now. It demanded a lot of patience and I had to work with materials and techniques I had never seen before. The lace was the hardest part, and I needed a lot of courage to face the challenge of sewing such complicated fabric right now. As someone that only started sewing, I had to accept the fact that the project was not going to be as perfect as expected, which frustrates the perfectionist side of my personality, but trying to forget that I'm a neurotic when it comes to details, in general, I liked the results.

If I would sew something like that again? Fuck yeah. I loved so much working on this project that I'm starting to think about sewing other classical or vintage stuff (Lolita maybe?). Hooray for more challenges, and projects that nearly drive me insane. I hope you liked your gift Mand, it was a pleasure sewing for you.

16 comentários:

  1. Que fofo ^^
    Vc leva geito para costurar










    ResponderExcluir
  2. Que presente mais lindo! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. lindo Trabalho Caramel *O*

    se cogitar a hipótese de fazer acessórios pra venda, me põe na fila =P

    lindo presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Obrigada Kelly. Vou ver como vai ficar isso ainda, mas tenho planos.

      Excluir
  4. Que capricho Amanda!!! Aposto que sua amiga adorou o presente, gosto muito desse tipo de headpiece, já usei um muito parecido que uma amiga emprestou. Quero ver mais projetos seus loli, vintage feelings. E o saquinho meu, que amor! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Saori. A Mand aparentemente gostou sim, hahaha. Ahhhh acho que lembro desse seu outfit, um gothic bem lindo que a Karine postou uma vez no blog inclusive. Vai ver bastante coisa ainda.

      Excluir
  5. Nossa, pelas fotos pra mim parece tão perfeito e bem feitinho! Parabéns! *3*
    eu já costurei renda, foi um parto, achei super difícil. Talvez se eu pegasse novamente pra trabalhar, seja mais tranquilo mas eu quase chorei com o trabalho que peguei que tinha muita renda. O resultado não foi satisfatório pra mim também "/
    mas, como dizem: vivendo e aprendendo, né? ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh ficou bem legal sim. É que tem certos acabamentos que não adianta, você precisa de experiência, mas eu curti o resultado mesmo assim.

      Nossa, renda é difícil viu? Eu tive que fazer uma pesquisa muito detalhada sobre acabamento de rendas, e ainda assim... acho que vou comprar um livro de costura de vestidos de noiva para ver se aprendo um pouco mais sobre rendas. Elas esticam, tem elevação, tem partes que só podem ser costuradas a mão, mas bem... são lindas, hahaha!

      E sim, vivendo e aprendendo.

      Excluir
  6. Você foi muito criativa com a escolha do presente. Acessórios são sempre bem vindos, ainda mais se são adaptáveis. O trabalho final ficou lindo e a Amanda vai ficar super elegante com eles :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karine! *-* Espero que ela tenha gostado bastante e use ^---^

      Excluir
  7. Que idéia ótima!
    Ficou muito lindo e achei de uma delicadeza tão grande vc decidir fazer a mão, demonstra que tem muito carinho pela pessoa!
    Tenha uma ótima semana :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Deu bastante trabalho, mas também é um trabalho que me traz muito prazer. Eu tenho um carinho muito grande pela Mand sim, então fico mais contente ainda em fazer tudo a mão. Obrigada, tenha uma linda semana você também.

      Excluir
  8. EU AMEI DEMAIS ESSE PRESENTE!!! *O*
    Eu cheguei em casa toda serelepe e fui direto mostrar pra mim mãe o presente MARAVILHOSO que você fez pra mim! Eu realmente amei muito e vou usá-lo bastante, com certeza ♥

    Eu me sinto muito honrada que você tenha dedicado tanto tempo, carinho e trabalho pra fazer algo pra mim, esses são os presentes mais especiais que alguém pode querer.

    Você mora aqui no meu coração, e todas as vezes que eu usar seu presente, você vai estar mais perto de mim, já que foi embora (por enquanto).

    O presente é lindo, a sacolinha é linda, (você é linda), amei CADA detalhe e sei que foi feito com amor ♥

    Você é demais, Caramelada ♥

    Beijinhos,
    e volte logo! >__<♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oinnnnnn que bom Mand *-*

      Eu amei fazer cada detalhe dele. Obrigada por me dar a oportunidade mesmo. Saudades Dona Mand, mas volto logo.

      Excluir