quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sewing: First steps

No translation because I'm lazy today.

Durante minha vida acadêmica me dediquei pouco a matérias como modelagem, costura e acabamento. Eu não tenho defeitos para apontar no que me foi oferecido na universidade e agradeço por tudo, mas isso me leva a um problema sério na maioria dos alunos de moda no Brasil: a ilusão que muitos tem de que vão criar peças mirabolantes sem conhecer o mínimo necessário sobre processos técnicos envolvidos no desenvolvimento de uma peça.

Entre alguns alunos, há essa ideia de que como designer/estilista você vai desenhar e haverá uma equipe de modelistas e costureiras esperando suas ordens para tornar reais as "obras de arte" inventados pela sua mente genial de criatividade inesgotável. Sinto informar quem está se formando com o intuito de ser estilista e ainda faz trabalho com cola quente sem saber fazer uma pence, mas no mercado, ou você é rico, tem muita sorte (pode sim acontecer), ou meu filho, cê tá f*dido. Depois de começar a procurar emprego eu percebi uma dura verdade: há muita gente para desenhar, e poucas para produzir. Tem gente que, exageradamente falando (eu oi), acha que desenhando e cortando um retângulo vai magicamente fazer aparecer uma saia godê guarda-chuva-com-10-folhas-de-saia-plissadas-duplo-twist-carpado-invertido-grupado-fazendo-o-símbolo-da-paz-enquanto-ouve-Lady-Gaga (eu oi). Só que isso não vai acontecer, porque nem tudo funciona na realidade como no desenho. Saber fazer uma peça de roupa deveria ser uma obrigação de quem quer ser estilista, e não um bônus. E eu me incluo nessa crítica, porque eu fui sim uma aluna que nunca valorizou o trabalho manual, e fui descobrir mais tarde que ele é essencial e indispensável.

Bem, depois de ouvir em várias entrevistas de emprego "precisamos de gente que saiba fazer as coisas, e não só sonhar", eu resolvi tirar o ano para sair do mundo mágico da Disneylândia, colocar meu ego lá embaixo e tentar mudar meu status de n00b em costura e modelagem pegando uns levels, para daqui uns anos eu ser uma costureira de mão cheia e um estilista de verdade, que é o meu objetivo. Agora eu gostaria (finalmente) de mostrar as primeiras peças que saíram do meu ateliê pessoal:

PS: Estou montando meu ateliê aos poucos, então infelizmente ainda não comprei um manequim para colocar as peças, o que dificulta para fotos. Sorry.

saia reta



A saia reta é tradicionalmente a primeira peça que aprendemos em um curso de corte e costura. Eu fui costurar minha primeira aos 23 anos (elaiá). Fiz ela de lã com estampa de pied-de-poule com glitter, barra larga, um cós de 4 cm, zíper normal e um botão forrado na parte de trás. Foi hiper divertido fazer essa peça, e o resultado dela no corpo ficou ótimo.


vestido chamisier







Meu primeiro vestido e a primeira manga que eu prego (deu errado umas 10x). Ele é super acinturado, mas infelizmente não aparece na foto. Eu fiz um laço vermelho para combinar com o tecido de poá branco com fundo azul marinho e deixar ele mais meigo. O acabamento dele foi feito inteiro com costura francesa/embutida.

saia evasê longa



O evasê é amplo. É uma saia super simples de fazer e eu fiz o acabamento com revel e um zíper invisível na parte de trás. Essa é a peça que eu mais uso das três, e veio no momento certo. O tecido é 100% algodão.

Depois dessas três peças fiz blusas, outras saias, inclusive uma toda cheia de babados em cetim de seda, algumas anáguas (ainda pegando o jeito da coisa) e estou trabalhando em um blazer com gabardine. Mostrarei mais peças no futuro. Caso você queira se iniciar no maravilhoso mundo mágico da costura, mas acha que não é bom nisso, que não tem talento, que está velho demais mimimi mande um belo fod*-se para sua insegurança! A primeira saia que eu fiz na faculdade literalmente derreteu e descosturou e minhas professoras juravam de pés juntos que eu destruiria absolutamente qualquer pano que passasse pela minha mão (já me falaram isso). Só que se eu estou conseguindo, e com muito esforço e dedicação, você também consegue. Sim, você vai destruir uns muitos panos pela frente, suas saias vão ter pontas no início, a cava não vai bater com a manga, mas continue, porque nada vem fácil, e acredite, a melhor costureira ou modelista que você conhece já deve ter destruído uma dezena de panos antes de chegar lá! Não desista!


9 comentários:

  1. Nossa que lindo Amanda! Parabéns vc evoluiu muito! Sabe que desde que entrei para o curso de moda percebi que "não dava para estilista" justamente por não saber fazer modelagem nem costurar? Afinal como você disse, do que adianta ter ideias mirabolantes e não saber o mínimo para alcançar o resultado? Estagiei por 3 anos em um ateliê e tive oportunidade de aprender muita coisa, só que como boa depressiva deprimida preguiçosa não aproveitei tudo. Acredito que atualmente minhas skills em costura se aproximam do zero hahaha e Omg fiquei apaixonada pela saia evasê, amo saias neste estilo e hojem em dia é muito difícil encontrar I.I mimimimi de qualquer forma arrasou gata! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Saori, mas eu aposto que se fosse seu real interesse em aprender, você certamente aprenderia muito rápido. Hahaha! Mas acho que combina com você a parte teórica de moda, e você tem muito tino pra coisa. Obrigada pelos elogios!

      Excluir
  2. Sua peças ficarma muito fofas,parabens pela dedicação.
    Adoraria ver um book com todas as suas peças lindas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada Srta. Kaah Lima <3<3<3 Talvez eu faça um book qualquer hora.

      Excluir
  3. Oi Caramel! Faz tempo que eu não passo aqui, hihihi
    Mas quando eu vi esse post sobre modelagem não pude deixar de comentar.
    Eu entrei na faculdade com o objetivo de fazer roupas. Não me interessava a profissão de estilista e eu tenho por natureza a habilidade de não saber mandar nas pessoas por dó, heuiehuiehue. Então eu adoro muito ser modelista!
    Você evoluiu muito! Estou contente (: Espero poder evoluir tanto como você mas tem algumas coisas necessárias na costura que eu MORRO de preguiça de fazer que são: passar a peça(pra abrir costura e etc) e alinhavar. JESUS como eu ODEIO alinhavar as peças. Eu me sinto uma pessoa muito prática então evito fazer coisas complicadas xD
    Espero treinar mais essa paciencia no futuro pra conseguir colocar em pratica meus planos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Você é sortuda, modelistas ganham muito melhor que estilistas. Obrigada babi! Nossa, eu adoro alinhavar e passar a peça, juro XD Para mim a parte mais chata é cortar a peça. Argh, odeio.

      Excluir
    2. Hahaha! Você é sortuda, modelistas ganham muito melhor que estilistas. Obrigada babi! Nossa, eu adoro alinhavar e passar a peça, juro XD Para mim a parte mais chata é cortar a peça. Argh, odeio.

      Excluir
  4. já li esse post uams trÊs vezes e sempre me admiro com seu trabalho ..!! é muito lindo ... não imaginava ue voce tivesse alguns probleminhas assim porque as peças que voce já fez e postou são tão bem feitas *-*

    eu também tou aprendendo aos poucos -mais nada de faculdade tipo óoo ..não foi aprender a costurar mesmo - curso particular -
    è que minha mãe costura - e desde pequena sempre tive roupas feitas em casa, ou acertadas - já que minha estatura não é padrão (tampinha oooe!)
    resultado- adoro costuras!

    mas no começo apanha - até pouco tempo tinha trauma com ziper invisivel - agora superei *-*

    e almejo é conseguir fazer meus cosplay por conta própria- porque vou poder baratear o custo - atualmente alem da minha mãe - tenho costureiras - não pretendo abandoná-las -mas se souber fazer posso agilizar o processo!

    continue trabalhando! quero ver esse lindo atelier e suas linda peças!

    sucesso! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, de forma alguma! Tudo o que eu faço vai muito esforço para ser aprendido, mas eventualmente, com empenho... acaba saindo.

      Ahhh, nossa que legal! A minha avó é uma super costureira fodônica mega power! Eu morro de inveja dos talentos dela. Entendo, eu tenho o mesmo problema. Sou super baixinha.

      Ahh eu adoro pregar zíper invisivel, mas no início é horrível mesmo.

      Cosplay tem vários cortes complicados, tem que ter muita experiência mesmo. Continue também.

      Excluir